quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FUNDAÇÃO BANRISUL
MIGRAÇÃO PARA NOVOS PLANOS

Nosso escritório vem sendo contatado para orientar os participantes e assistidos da Fundação Banrisul quanto à possibilidade de migração para os novos planos de previdência complementar apresentados, a fim de decidir sobre a melhor opção a partir da retirada do PB I.
Após uma cautelosa análise das condições contratuais existentes, nosso posicionamento é de que os participantes e assistidos que já possuem o direito adquirido aos benefícios previdenciários não devem migrar para outros planos, pois serão suprimidas importantes garantias presentes em cláusulas contratuais, desde a Resolução n.º 1600, vigente desde 1965.
Nosso entendimento é que os casos de direitos adquiridos podem ser imediatamente protegidos perante o Poder Judiciário, não sendo necessária qualquer ação coletiva ou outra medida, senão a proteção ao direito fundamental de direito adquirido à cobertura contratada.
Quanto aos descontos que vem sendo realizados, sugere-se que uma pericia atuarial venha a elucidar os cálculos apresentados pela Fundação – há muita confusão de informações desencontradas e no nosso entendimento está havendo uma falta com o dever de esclarecimento aos participantes e assistidos.
Por fim, uma demonstração de funcionários do Banrisul nos convenceu de que as simulações apresentadas no site da Fundação não é confiável e que os dados ali apresentados são discrepantes com os valores recebidos em contra-cheque, bem como em relação à proporcionalidade das contribuições.
Nosso escritório acompanha com atenção – sem qualquer comentário do processo ao público ou em caráter privado – a ação de exibição de documentos movida pela AGBAN contra a Fundação Banrisul e o Banco Banrisul S/A.

Havendo interesse para maiores esclarecimentos, colocamo-nos à disposição no nosso escritório, na Av. Carlos Gomes, 1.115, sala 403, bairro Três Figueiras, Porto Alegre, RS (fones 51-3330-6611 / 3061-2525).

Nenhum comentário:

Postar um comentário